Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

Agrupamento VI – 6º e 7º ano | Agrupamento VII – 8º e 9º ano

Nosso Ensino Fundamental II Montessoriano é pioneiro no Brasil e referência nacional.

 

Entendemos a adolescência como uma fase complexa, marcada por uma verdadeira metamorfose ― física, cognitiva, emocional e social ― o ambiente de aprendizagem precisa ser cientificamente preparado para suprir as necessidades latentes e estimular as competências e habilidades previstas para este período sensível.
 
É nesta fase do desenvolvimento que os alunos expandem suas conexões e conceitos do mundo e apreendem conhecimentos mais abstratos como a cultura, a arte, a filosofia e a política, entendendo seus significados. Nesta fase também é que definem sua subjetividade ― moral, valores, ética, estética, autoestima, orientação sexual, etc.
 
E foi pensando em toda essa complexidade que sistematizamos ambientes de estimulação, além do potencial cognitivo dos alunos, buscando oportunizar para a sociedade sujeitos mais autônomos, críticos e capazes de contribuir para a coletividade.
 
Diferente do ensino tradicional, as classes agrupadas montessorianas contam com uma rica estrutura pedagógica (professor orientador e professor da disciplina em tempo integral) capaz de suprir as necessidades destas dimensões biopsicossociais.
 
 

PRINCÍPIOS MONTESSORIANOS

 

Classes Agrupadas

Objetiva desenvolver as habilidades sociais e compor uma sala como uma sociedade. Permite que alunos de diferentes idades (em nossa Escola duas idades) ajudem uns aos outros; os menores veem o que fazem os maiores e pedem explicações, que estes dão voluntariamente. É um verdadeiro ensino; há entre ambos uma harmonia, uma comunicação, uma natural interação.

 

“É com esta forma de liberdade que avaliamos os limites diferentes da inteligência em diferentes idades e que nos dá a certeza de que não é só a idade que conduz ao progresso, mas acima de tudo a liberdade de se olhar ao redor de nós.” 
Maria Montessori

 

Salas Ambientes

Cada agrupamento conta com duas salas preparadas com materiais de estimulação em disciplinas afins para trabalhar pesquisa, conteúdo e forma e autonomia. Estes ambientes possuem uma grande variedade de materiais pedagógicos para cada área do conhecimento e uma biblioteca interna ― com um rico acervo de literaturas e paradidáticos que possibilitam leituras extras e pesquisas complementares ― além de recursos digitais fixos, computador, televisão/projeção e sistema de climatização para garantir o bem-estar de todos.

O computador em sala de aula está a serviço do aluno para que através do contato sistemático se torne um auxílio para pesquisa e um usuário com habilidade e competência para utilização desta tecnologia como “ferramenta de trabalho”. Em dias marcados os alunos podem trazer seu próprio notebook e ainda a escola disponibiliza outros aparelhos para atender ao grupo.

 

Dois Professores em sala de aula

Todas as salas ambientes contam com dois professores, um professor especialista e um professor orientador − que auxilia os alunos nas atividades, é responsável pelo ambiente e por acompanhar o desempenho do aluno. Este é o nosso maior diferencial. A rotina de uma sala montessoriana é diferente de uma sala tradicional.

 

Os alunos se organizam em grupos em mesa redonda, de no máximo seis integrantes para as explicações do professor especialista. Neste momento é certificado o entendimento do conteúdo e se faz as orientações para os exercícios de fixação. O professor orientador acompanha os demais nas atividades, tirando dúvidas e auxiliando nas pesquisas. Uma verdadeira aula particular. Desta forma é possível que o professor conheça o potencial e a dificuldade de cada aluno, contribuindo assim para o processo de aprendizagem.

 

Profissionais especializados e comprometidos com a vida

Há uma preocupação constante para a formação acadêmica e principalmente para especializações no Método Montessori, linha filosófica e metodológica adotada pelo Sigma. Os nossos professores são educadores comprometidos com a função educadora o que exige conhecimento e preparo para atuar com competência e obter melhores resultados. Sempre atento este educador é um observador pronto a guiar e a manter nos alunos o entusiasmo pela aprendizagem, contemplando os valores universais do Homem.
 
A equipe da coordenação pedagógica acompanha o processo escolar, com olhar do observador, e, assim orienta pais, professores e alunos para as melhores condições de ENSINAR A APRENDER A APRENDER SEMPRE.
 

Módulos e Avaliação

Os conteúdos estão divididos em módulos mensais, que contam com três níveis de complexidade: básico, intermediário e avançado. Estes módulos têm como objetivo estimular a organização, a autonomia e o planejamento de ações, além de fornecer subsídios para uma avaliação qualitativa. No decorrer da execução do módulo, o professor e o aluno avaliam e registram se as atividades foram realizadas com dificuldades ou facilidade, possibilitando que as dificuldades sejam percebidas e as dúvidas sanadas antes das provas avaliativas.
 

Carga Horária

Às segundas e quartas-feiras os alunos possuem aula em período integral, totalizando um acréscimo de 400 horas/aulas anuais. Entendemos que este acréscimo é fundamental para que possamos desenvolver um trabalho baseado na educação integral. A família é parceira desta ideia.
 
Contamos com Ambientes Cientificamente Preparados, Professores Comprometidos com a Educação. Materiais de Desenvolvimento são a base da estrutura pedagógica para despertar o interesse. É possível perceber nos alunos a consciência da autoconstrução da aprendizagem. Os professores “presentes” para as devidas orientações complementam o espaço pedagógico e confirmam no aluno o desejo de aprender e amar o trabalho pelo prazer de construir sua própria aprendizagem.

Lista de materiais

Lista de materiais da Ensino Fundamental II
Download

Agenda

  • JANEIRO
    21

    Início das Atividades Pedagógicas

  • FEVEREIRO
    4

    1ª Reunião de Pais (Educação Infantil)

    5

    Adaptação – alunos novos do Agr. I

    6

    1ª Reunião de Pais (Ensino Fundamental)

  • MARÇO
    5

    Dia da Mulher – na Escola

    21

    TCP - Trabalho Conjunto - Pais e Alunos - Conhecendo a escola - Dia da água 22/03 (Ensino Fundamental)

    28

    TCP - Trabalho Conjunto - Pais e Alunos - Conhecendo a escola - Dia da água 22/03 (Educação Infantil))

  • ABRIL
    7

    Páscoa da Família

    27

    Início da Sensibilização e Arrecadação Big Brother de Páscoa (Ensino Fundamental)

  • DEZEMBRO

Pedagogia Montessori, um método atual desde 1906