Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

Agrupamento III – 1º, 2°e 3º Ano | Agrupamento IV – 4º e 5º Ano

O que diferencia Montessori no ensino fundamental - idades de 6 a 9 e 10 a 12 - é o currículo individualizado que desafia as crianças academicamente e protege seu bem-estar e senso de identidade. Envolvendo-se como membros contribuintes de uma comunidade respeitosa, eles aprendem a questionar, pensar criticamente e assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado - habilidades que os apoiarão na educação posterior e na vida. 

Como em todos os níveis Montessori, o programa do Fundamental I é baseado na evidência científica  de que as crianças aprendem melhor por meio do movimento e do trabalho com as mãos, e fornece suporte cognitivo, social e emocional para ajudá-las a atingir seu pleno potencial.

Isso inclui atender às suas necessidades à medida que entram em um novo período de desenvolvimento caracterizado por:

  • Uma transição do pensamento concreto para o abstrato
  • Crescente interesse na socialização
  • Pensamento e memória aprimorados pela criatividade e imaginação
  • Um interesse por  justiça social e compaixão

 

Classe Montessori

Em uma sala de aula Montessori do Ensino Fundamental I, os alunos trabalham individualmente ou em pequenos grupos, em mesas ou tapetes.

Iluminação natural, cores suaves e espaços organizados definem o cenário para uma atividade focada e calma. Os materiais de aprendizagem são dispostos em estantes acessíveis de acordo com a área curricular, promovendo a independência durante o trabalho dos alunos. Tudo está onde deveria estar, transmitindo uma sensação de harmonia e ordem que tanto conforta quanto inspira.

As crianças que são novas em Montessori rapidamente se sentem em casa com o ensino inspirado que apela aos seus interesses mais profundos e com os materiais de aprendizagem distintos e práticos que os professores introduzem sequencialmente de acordo com as necessidades de desenvolvimento dos alunos. Para os alunos que concluíram os programas da primeira infância Montessori, o ambiente oferece continuidade com rotinas familiares e materiais de aprendizagem que oferecem novas lições e oportunidades para exploração e descoberta mais complexas.

A sala de aula é uma comunidade feliz. Os alunos estão focados. Eles se alegram em seu trabalho. Eles inventam, exploram, experimentam, conferem, criam, preparam lanches e se enrolam com livros; às vezes eles podem até refletir em um canto tranquilo e meditativo. Enquanto isso, os professores circulam pela sala, observando os alunos e fazendo anotações sobre sua evolução, sempre prontos para oferecer suporte ou introduzir novos materiais, conforme o caso.

 

Aprendizagem de várias idades

Grupos de crianças de 6 a 9 anos e de 10 a 12 anos  - aproximadamente - fornecem uma mistura heterogênea na qual as crianças podem colaborar e se socializar. Essas relações entre as idades fortalecem toda a comunidade.

As crianças mais velhas são vistas como modelos dentro da comunidade. Eles apóiam o crescimento e o desenvolvimento das crianças mais novas por meio da socialização, auxiliando em novos trabalhos ou ensinando habilidades que eles mesmos dominam. Eles também podem trabalhar com alunos mais jovens em áreas do currículo em que eles próprios possam precisar de mais prática, sem estigma.

As crianças mais novas seguem o exemplo dado pelos alunos mais velhos e têm colegas com quem trabalhar nas áreas do currículo em que podem estar mais avançados. Essa comunidade de várias idades oferece oportunidades para que todos os indivíduos aprendam uns com os outros, às vezes liderando, compartilhando ou servindo como modelos. Também desenvolve uma apreciação das diferenças. Em uma classe  de apoio e inclusão, as crianças elaboram o currículo em seu próprio ritmo, acelerando durante algumas tarefas ou dedicando mais tempo a outras.

 

O que seu filho aprenderá

Os alunos montessorianos não apenas memorizam fatos e números. Eles também aprendem os “comos”, “quando” e “porque”, garantindo que o aprendizado ocorra em um nível profundo e fundamental. 

O programa  de 1° ao 5° Ano Montessori expande o aprendizado promovido em um programa de Educação Infantil. Para os alunos novos em Montessori, orienta-os para as alegrias da participação responsável. 

Os professores orientam as crianças por meio de um currículo rigoroso, feito sob medida para respeitar os interesses, necessidades e habilidades. Os professores monitoram o progresso em relação a padrões e expectativas estabelecidas para a aprendizagem dos alunos, incluindo: preparação acadêmica, independência, confiança, autonomia, motivação intrínseca, responsabilidade social e cidadania global.

 

 

Áreas Curriculares

O currículo do Ensino Fundamental I contém as seguintes áreas de aprendizagem:

VIDA PRÁTICA

A vida prática no nível fundamental muda de um foco no autocuidado e nas habilidades motoras finas para habilidades que ajudam as crianças a se conectar com seus interesses no mundo exterior, organizar seu tempo e participar de sua comunidade. Enquanto o autocuidado e as interações sociais apropriadas continuam a ser apoiados, as lições que ensinam a responsabilidade são o foco. O uso de ferramentas, como escolhas de trabalho, para apoiar as habilidades de organização e gerenciamento do tempo, são incorporados à rotina diária. 

MATEMÁTICA

As idéias de conceitos de número, valor de posição, numerais e quantidades relacionadas são reforçadas e expandidas dentro do programa do Fundamental I. Propósitos recém-descobertos para materiais matemáticos familiares fornecem às crianças os meios para considerar conceitos numéricos, operações matemáticas e funções mais complexas, ajudando a expandir o conhecimento e a compreensão matemáticos avançados.

LINGUAGEM

Ler e escrever são parte integrante de todas as disciplinas do Montessori Elementary, pois as crianças expressam seus interesses e satisfazem sua curiosidade. Os alunos dominam as convenções com estudos completos de gramática, ortografia e interpretação. Eles lêem, analisam, pensam criticamente e comparam e contrastam a literatura para apoiar a opinião e a perspectiva pessoais. Usando essas habilidades de leitura e escrita, eles apresentam ideias por meio de apresentações formais e informais.

CIÊNCIAS E ESTUDOS SOCIAIS

Estudos interdisciplinares e integrados de geologia, geografia, ciências físicas e biológicas, antropologia e história são construídos em torno de "Grandes lições", uma série de histórias dramáticas que exploram as origens do universo, nosso planeta e o desenvolvimento contínuo do avanço humano. As leis da física e da química revelam a interdependência de todas as coisas vivas. Começando com um estudo da civilização, os alunos exploram as contribuições da história e o que significa ser um cidadão responsável e buscar maneiras de tornar o mundo um lugar melhor e mais pacífico.

ESTUDOS CULTURAIS É O FIO CONDUTOR DE TODO TRABALHO

Por meio dos saberes como zoologia, botânica, antropologia, geografia, geologia, ciências físicas e da vida e antropologia as crianças exploram a interconexão de todas as coisas vivas. E a partir desses saberes, são introduzidos estudos aprofundados de história, geografia física e política mundial, civismo, economia, paz e justiça, artes, linguagem mundial.

DEMAIS ÁREAS QUE PERMEIAM E ENRIQUECEM NOSSO PLANEJAMENTO MONTESSORI.

Arte, Educação Física, Laboratório de Ciências, Inglês, Música, Teatro, Anatomia Lúdica (1° ao 3° Ano), Informática (4° e 5° Ano).

Lista de materiais

Lista de materiais da Ensino Fundamental I
Download

Agenda

  • JANEIRO
    21

    Início das Atividades Pedagógicas

  • FEVEREIRO
    4

    1ª Reunião de Pais (Educação Infantil)

    5

    Adaptação – alunos novos do Agr. I

    6

    1ª Reunião de Pais (Ensino Fundamental)

  • MARÇO
    5

    Dia da Mulher – na Escola

    21

    TCP - Trabalho Conjunto - Pais e Alunos - Conhecendo a escola - Dia da água 22/03 (Ensino Fundamental)

    28

    TCP - Trabalho Conjunto - Pais e Alunos - Conhecendo a escola - Dia da água 22/03 (Educação Infantil))

  • ABRIL
    7

    Páscoa da Família

    27

    Início da Sensibilização e Arrecadação Big Brother de Páscoa (Ensino Fundamental)

  • DEZEMBRO

Pedagogia Montessori, um método atual desde 1906