Educação Infantil

Educação Infantil

Agrupamento I – 1 a 3 anos

A criança do Agrupamento I tem como foco principal o desenvolvimento da linguagem oral, a motricidade ampla e a socialização. Assim, com o ambiente preparado de acordo com esta etapa do desenvolvimento, receptivo às necessidades de cada um nos diferentes níveis de aprendizagem, as crianças de um e dois anos vão encontrar, nas suas primeiras experiências, diversas texturas, cheiros, cores... Uma variedade de materiais para serem explorados conforme seus interesses. Aos poucos, vão adquirindo autonomia e transitam pelos diferentes espaços. O ambiente tem um “jeito de casa”, com objetos reais, ordenados e harmoniosos.

As classes são agrupadas com até duas idades diferentes. A criança percebe muito bem as diferenças individuais e não há comparações ou competições. Há a cooperação de todos para a integração de cada um.

Num ambiente preparado cuidadosamente para atender às necessidades da criança e com o professor especializado, que identifica e valoriza as diferenças individuais, o aprendizado acontece no tempo de cada um.

No Agrupamento I, as crianças têm aula de Musicalização e Psicomotricidade. 

 

 

Agrupamento II – 3 a 5 anos

A aquisição e desenvolvimento da linguagem ocorrem no dia a dia da criança, por meio das relações diárias entre pessoas e objetos do ambiente. Nesta fase, as atividades relativas à Linguagem Gráfica devem ser precedidas pelas atividades relativas às de Linguagem Articulada.

A educação dos sentidos, que é um trabalho do movimento e da inteligência, desenvolvendo-se segundo a própria natureza da criança, que experiência sobre o ambiente, com um material cientificamente preparado para os períodos de desenvolvimento, faz parte dos objetivos deste agrupamento.

É através da atividade concreta que são organizadas determinadas situações práticas da vida. Como ajuda ao desenvolvimento da Mente Matemática, nos agrupamentos a partir de dois anos, é apresentado às crianças um material especializado que, possuindo qualidades senso-moto-perceptivas, possibilita a intuição de conceitos matemáticos fundamentais. Também os exercícios de Vida Prática, associados à Linguagem e aos Estudos Sociais e Ciências, revelam o seu valor como ajuda à formação da mente organizada.

Nesta classe, as tarefas acontecem de duas a três vezes por semana e as crianças têm aulas de Inglês, Musicalização e Psicomotricidade.

 

Lista de materiais

Lista de materiais da Educação Infantil
Download

Agenda

  • JANEIRO
    1

    Dia da Confraternização Universal

    21

    Início das Atividades Pedagógicas

  • FEVEREIRO
    4

    1ª Reunião de Pais (Educação Infantil)

    5

    Adaptação – alunos novos do Agr. I

    6

    1ª Reunião de Pais (Ensino Fundamental)

  • MARÇO
    5

    Dia da Mulher – na Escola

    21

    TCP - Trabalho Conjunto - Pais e Alunos - Conhecendo a escola - Dia da água 22/03 (Ensino Fundamental)

    28

    TCP - Trabalho Conjunto - Pais e Alunos - Conhecendo a escola - Dia da água 22/03 (Educação Infantil))

  • ABRIL
    7

    Páscoa da Família

  • DEZEMBRO
    1

    Novo teste

    12

    Teste Hoje.App

Pedagogia Montessori, um método atual desde 1906